
TESTE ERGOMÉTRICO

A atividade
Avalia o comportamento do coração durante o esforço
O teste ergométrico é um exame realizado para avaliação do comportamento do coração durante o esforço físico.
Nele são avaliados vários parâmetros, como o eletrocardiograma, o comportamento da pressão arterial durante o esforço e a capacidade funcional do paciente.
Através de alterações nestes parâmetros podem ser diagnosticadas várias doenças, mas principalmente, busca-se pela presença de sinais indicativos de doença coronariana obstrutiva, que pode levar ao infarto agudo do miocárdio e suas complicações.
Para o teste ergométrico o paciente não precisa estar em jejum, muito pelo contrário, deve fazer uma refeição leve em até 2 horas antes do exame. Não deve ingerir cafeína e não deve fumar por um período de 2 horas antes do exame. Precisa ainda verificar com o médico assistente se ele recomendou a suspensão de algum medicamento e seguir as orientações dele se este for o caso.
As complicações são muito raras. Podem ocorrer má adaptação ao ergômetro, crise hipertensiva, arritmias, desencadeamento de insuficiência cardíaca e/ou síndromes coronarianas agudas (angina e infarto agudo do miocárdio) e até parada cardiorrespiratória.